top of page

# Contextualização

Contextualização

Oferecida aos deuses e consumida em festas importantes da corte, a cerveja começou a ser produzida nas antigas civilizações egípcias e na região da Mesopotâmia à mais de 10 mil anos. Era considerada um produto cosmético e acreditavam que a cerveja produzia efeitos terapêuticos. Foram criados diversos tipos de cerveja durante o século XVII que dependiam sobretudo dos ingrediente, mas também da qualidade da água usada, sendo que um século mais tarde, a produção e consumo de cerveja disparou devido à Revolução Industrial. No século XVII, já se ouvia a palavra cerveja em Portugal, sendo que, nessa época, já existia uma cervejaria em Lisboa. Em 1801, com o crescendo gosto pela cerveja, foram criadas sete fábricas da mesma e bebidas gaseificadas no Porto. Enquanto os romanos estiveram presentes no território nacional, o consumo de cerveja teve uma quebra substancial, pois os romanos davam maior importância ao vinho e só com a chegada do povo bárbaro e, consequentemente, com o derrube do império romano é que o consumo de cerveja voltou a crescer.

 

A Unicer sendo a maior empresa do sector das bebidas a operar em Portugal cuja atividade recai sobre o mercado das cervejas e águas engarrafas, refrigerantes, vinhos, produção e comercialização de malte, tem ao seu dispor 1350 colaboradores e possui 13 estabelecimentos que englobam centros de produção de cerveja, vinhos e refrigerantes, pontos de captação e engarrafamento de água e por fim pontos de venda e operações. No segmento das cervejas, a Unicer é detentora de mais de 20 mil máquinas de extração, sendo que estas possuem um amplo espaço para melhoramento, quer em termos de construção, eficiência energética e manutenção. Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais simples acompanhar e comandar máquinas à distância através de um "clique". Estas soluções permitem ás organizações fazer um controlo preventivo de falhas com base nos dados que estão a receber à distância. Posto isto, a empresa consegue não só maior satisfação por parte do cliente, mas também consegue planear melhor as suas tarefas, quer na manutenção quer no abastecimento, com o é o caso da Unicer. 

 

Problema

# Problema

O processo de transformação de energia é um problema transversal de Engenharia que tem em consideração os desperdícios energéticos. Neste contexto é desejável que as máquinas de extração de bebidas aumentem a sua eficiência energética. 

 

Com vista em fazer uma manutenção preventiva, é relevante que a Unicer disponha de informções do estado da máquina. Essa informação deve ser enviada via web para uma base de dados da Unicer ou então guardada num dispositivo de armazenamento.    

Objetivos

# Objectivo

A dissertação tem como objetivo implementar um sistema de controlo e monitorização e comunicação, em tempo real, para máquinas de extração de bebidas. Para tal, deve ser feito um estudo do comportamento da máquina para que se consigam prever os ciclos de funcionamento da mesma de modo a garantir que se possa extrair, em devidas condições de temperatura, um volume de cerveja desconhecido, mas previsível. Cumprido este objetivo conseguiremos assim maximizar a eficiência energética da máquina.

 

Para atingir este objectivo é necessário:

   - Analisar o estado da arte;

  - Rever o sistema e algoritmos de controlo previamente estabelecidos;

  - Criar um web site com toda a documentação relativa ao desenvolvimento da dissertação;

  - Escolher as plataformas de hardware e software a utilizar na monitorização e aquisição/transmissão de dados em tempo real, acarretando o                             menor custo possível;

  - Desenvolver um modelo para a formação da massa de gelo dentro da cuba da máquina;

  - Implementar a estrutura de hardware escolhida;

  - Montar, numa bancada de teste, o sistema associado;

  - Desenvolver e testar algoritmos para a monitorização e controlo, em bancada;

  - Implementar e testar os algoritmos numa máquina de extração num ponto de venda;

  - Escrever o relatório final.

 

 

 

 

 

 

bottom of page